sábado, 2 de novembro de 2013

Atividade 1.3 Diário de bordo

Nesta primeira etapa do curso Tecnologias na Educação pude refletir o quanto a sociedade atual vem avançando e ao mesmo tempo percebo que nós enquanto professores ainda não nos sentimos qualificados para manusear as inúmeras ferramentas tecnológicas que circulam em nosso meio.Através das atividades disponibilizadas no ambiente,da apostila e do contato que tivemos com os demais cursistas possibilitou a troca de experiências e a abertura para novas metodologias.Sem contar é claro com a orientação e ajuda de nossa tutora que todos os momentos esteve disponível para esclarecer as nossas dúvidas em relação ao ambiente e as atividades propostas. Portanto acredito que assim como eu muitos chegaram a conclusão que é possível uma prática pedagógica inovadora,no sentido que possa contemplar não só os conteúdos curriculares,como também desenvolver todas as competências e habilidades que nosso aluno precisa. Todos nós estamos de parabéns,porque estamos suscetíveis á mudanças.

Atividade 1.2-Quem sou eu como professor e aprendiz

A Educação hoje é encarada como uma faca de dois gumes,de um lado temos alunos indisciplinados e preguiçosos,do outro professores desesperados com péssimas condições de trabalho, salários desatualizados e descrentes na profissão.Dentro desse contexto sou uma professora guerreira pois acredito que todos os problemas serão resolvidos com investimentos nesse setor e, principalmente quando a profissão professor passar a ser valorizada.

Atividade 1.1-Produção de texto

Atividade 1.1- Produção de texto
No mundo atual, o avanço tecnológico se faz necessário para que nós enquanto educadores possamos acompanhar e transmitir as informações que circulam no meio social. Através das Tic melhoraremos o interesse pela leitura e produção textual de nossos alunos, possibilitando uma visão mais crítica da atualidade.

Atividade 2.13-Reflexões e memórias da unidade 2

ATIVIDADE 2.13-Reflexões e memórias da unidade 2

A unidade 2 trouxe bastante novidade que até bem pouco tempo não fazia parte do meu cotidiano. Hoje não consigo sequer imaginar sem esse novo mundo virtual. É bastante interessante navegar pelo hipertexto, visitar vários sites, criar blogs, fazer postagens, enfim, viajar por esse universo tão fascinante que é a internet. Portanto é necessário que as escolas estejam preparadas e estruturadas com profissionais qualificados e ferramentas de qualidade para receberem essa nova geração que tem sede de conhecimento.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

atividade 2.10



atividade 2.9

A atividade vivenciada pelo nosso grupo foi de grande relevância , houve participação e entrosamento por parte dos alunos.Durante a pesquisa , o grupo manteve interesse pela atividade proposta pelo professor , fazendo perguntas e esclarecendo as  dúvidas.Os alunos não apresentaram dificuldade na execução da atividade .A grande maioria dominavam às máquinas e quem apresentou dificuldade foi auxiliado pelo colega . Em alguns momentos ocorreu oscilação do sinal da internet mas , não impediu a finalização da atividade.

atividade 2.8



Durante o desenvolvimento da atividade percebemos o quanto é motivador para os alunos estarem inseridos em aulas práticas e dinâmicas.

Unidade2-atividade2.7


GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS - SEED
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
ESCOLA MARIA NILCE MACEDO BRANDÃO
CURSO:TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
CURSISTAS:LÊDA DA SILVA DUARTE,ILCÉLIA ARAUJO SANTOS, JOSÉ ELIAS RODRIGUES FILHO.
 
UNIDADE 2-ATIVIDADE 2.7
                                      PLANEJAMENTO
 
TEMA;Criação de blogs com links sobre a biografia de Carlos Drummond de Andrade.
PUBLICO ALVO:Alunos do Ensino Fundamental da escola MARIA NILCE MACEDO BRANDÃO.
OBJETIVO:Conhecer a biografia de Carlos Drummond de Andrade através do uso das tics.
CONTEÚDO:Matéria de português(Literatura),e-mail,links e blog.
DESENVOLVIMENTO:No primeiro momento em grupo de 5 os alunos irão pesquisar no laboratório de informática à vida e obra de Carlos Drummond de Andrade.Após,cada grupo irá criar um blog utilizando o gmail.Essa blog  deverá conter as informações pesquisadas no 1º momento(vida e obras poéticas) .Com o blog pronto cada grupo fará um passeio pelo blog do outro grupo.
RECURSOS;Laboratório de informática,computadores com acesso a internet que serão utilizados pelos alunos do 9º Ano A,B,C.
AVALIAÇÃO:Ocorrerá através da participação,criatividade e entrosamento do grupo,perante as atividades propostas.

atividade 2.6

http://ledacriar.blogspot.com.br

Atividade 2.5

Ao assistir  o vídeo Hipertextualidade de Alejandra Bertolaccini, pude observar a riqueza de informações inseridas no HIPERTEXTO. Através dos link , imagens,músicas e movimentos a pesquisa torna-se muito mais interessante, fazendo com que o leitor possa ir e vir, obtendo informações muito mais rápidas e precisas ao professor cabe apenas se manter atualizados, direcionando e intervindo sempre que necessário.

atividade 2.4-comentário

Concordo com você Jane Leandro quando diz que devemos também nos preocuparmos com a origem da fonte,assim como tem muita informação de qualidade,há também muito lixo  .Devemos  sempre  ,alertar nossos alunos e ,orientá-los para fazer uma seleção do que realmente é importante.Um abraço!

atividade2.3-conceito de hipertexto

Hipertexto é um labirinto eletrônico para representar informações no computador,ou seja permite dividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos,assim facilita a nossa organização e compreensão.Portanto conforme vamos acessando,após um curto  processo de adaptação,passa a ser intuitivo,e você começa a navegar,fazendo uma leitura de deslumbramento.Acredito que uma das características relevante é o fato de podermos escolher  que trajetos seguir,se não gostarmos é só mudar o percurso.

Navegação em busca do conceito de hipertexto

A impressão que tive ao lidar com um produto textual em que se pode navegar e ler foi muito interessante,pude perceber a importância do uso do link.Descobri novas informações ligadas à  outros documentos ou arquivos,imagens e palavras,facilitando a compreensão do que vem a ser um hipertexto.O processo foi realizado de forma tranquila,pude ir e vir sem me perder.A cada caminho novo conheci coisas inesperadas e evidenciei mais uma vez a importância de estarmos atualizados e percebermos que nem todos os sites são confiáveis.